sábado, 23 de maio de 2015

"MEU AMIGO DIFERENTE É ESPECIAL"

Antes de listarmos os inúmeros empecilhos sobre a inclusão escolar, vamos parar para analisar e refletir sobre estas ilustrações realizadas por alunos com histórico de colegas com deficiências em sala de aula...
 
Vinícius dos Santos, 8 anos, aluno da Escola Municipal Almira Feijó, localizada na cidade de Alvorada/RS,  quando questionado se haviam amigos diferentes em sala, relata não haver ninguém diferente. Então pergunto se há alguém que aprende diferente, então ele diz: " Ah ! Tem. A Ester que fica quietinha ( aluna em investigação de portar o Aspectro Autista); o Henrique que não consegue andar porque quando ele levanta dói as costas dele ( Portador de Meningo Encéfalo Plasia); tem  o outro Vini que têm um probleminha no cérebro (Síndrome de Down)."

Importante analisarmos, que a criança que recebe um colega de inclusão, não limita-se à deficiência e de uma forma geral não prioriza as diferenças. Quando entrevistada, a professora Ruti Bueno, regente da turma relata que a turma é tão unida e cooperativa, que o seu trabalho com três inclusões diferentes em sala torna-se ameno.

Em entrevista, com outra professora, também desta mesma escola perguntei:


Como os demais alunos da sala receberam o aluno portador de deficiência? Como é o relacionamento entre eles?
R: A criança entende criança. Por incrível que pareça se compreendem muito bem. São curiosos, querem saber o por que de tudo. E quando esclarecidas acreditam também que podem  auxiliar estes colegas, só precisam saber como. Penso que eles auxiliam muito neste processo de aceitação, de colaboração. Ganham todos, mas também é necessário esclarecer aos pais desta turma, para que assim todos os segmentos envolvidos possam dentro de sua função acrescentar neste processo.


Diogo Nunes, 10 anos, aluno da Escola Municipal Guerreiro Lima, relata que seu amigo Jean (portador do Aspectro Autista) é um dos mais inteligentes da turma, pois acaba suas tarefas sempre primeiro. E diz ainda que todos somos diferentes,

A professora regente da turma Eliane da Silva relata quanto questionada:

Qual a vantagem para um aluno sem deficiência estudar ao lado de uma criança com deficiência?
R: Ele aprende a respeitar o ser humano e conhece o amor ao próximo, pois os alunos com deficiência ensinam muito a todos nós.


Então, precisamos sim, enquanto Educadores buscarmos meios de sensibilizar nossos governantes para uma Inclusão de qualidade, assistiva e igualitária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário